terça-feira, 12 de março de 2019

Carnaval, com a professora Andrea


O personagem do Arlequim
     Todos os anos o tema carnaval vem sendo trabalhado nas escolas e para enriquecer o cenário artístico dos alunos é necessário uma pesquisa mais aprofundada para uma busca de diversos personagens que incorporam esse tema de forma diversificada.
     Na educação infantil a arte educadora Andrea busca temas que envolvem a ludicidade, já que a criança aprende brincando através do jogo simbólico.
     Este ano o tema foi a história do Arlequim,personagem inusitado que desperta a atenção das crianças por remeter ao palhaço e ainda possuir um enredo envolvente com mais dois personagens : Colombina e Pierrô da Commedia dell'arte.
     Os alunos conheceram a história, a origem do Arlequim, construíram sua roupa com materiais alternativos e ainda a arte educadora e também compositora ,criou uma música chamada : Arlequim, onde os alunos ao som do pandeiro associam a música ao personagem, como forma de memorização e entretenimento.
Letra:
ARLEQUIM, ARLEQUIM
SUA ROUPA COLORIDA ASSIM
ARLEQUIM, ARLEQUIM
SUA ROUPA COM LOSANGO ASSIM
     E como finalização a arte educadora realizou um teatro de improvisação com os alunos, com os personagens do enredo, envolvendo todas as turmas que leciona e uma festinha de carnaval com as roupas construídas pelos próprios alunos.
     A educação infantil é a base de todo o caminho que a educação percorre, ela acontece em toda a sua experiência e o arte educador deve proporcionar essas múltiplas possibilidades.
A imaginação não é um estado, é toda uma existência. (William Blake)
A imaginação é o lugar onde chove. (Xamã)







Atividades do 4º Ano (integral)

O 4º ano integral, estão desenvolvendo algumas atividades diferenciadas com a professora Gizele.


Na disciplina de filosofia os alunos realizam  cartazes com os temas valores, respeito, amizade, paz, amor, solidariedade.

Dia das mulheres, confecção de flores com papel crepom.

Experiência científica sobre o ciclo da água na natureza.






Atividades do 1º Ano

    Atividade realizada com a turma do 1 ° ano da professora Bianca, sobre os cuidados com o corpo e higiene pessoal, desenvolvido através ...