terça-feira, 12 de março de 2019

Carnaval, com a professora Andrea


O personagem do Arlequim
     Todos os anos o tema carnaval vem sendo trabalhado nas escolas e para enriquecer o cenário artístico dos alunos é necessário uma pesquisa mais aprofundada para uma busca de diversos personagens que incorporam esse tema de forma diversificada.
     Na educação infantil a arte educadora Andrea busca temas que envolvem a ludicidade, já que a criança aprende brincando através do jogo simbólico.
     Este ano o tema foi a história do Arlequim,personagem inusitado que desperta a atenção das crianças por remeter ao palhaço e ainda possuir um enredo envolvente com mais dois personagens : Colombina e Pierrô da Commedia dell'arte.
     Os alunos conheceram a história, a origem do Arlequim, construíram sua roupa com materiais alternativos e ainda a arte educadora e também compositora ,criou uma música chamada : Arlequim, onde os alunos ao som do pandeiro associam a música ao personagem, como forma de memorização e entretenimento.
Letra:
ARLEQUIM, ARLEQUIM
SUA ROUPA COLORIDA ASSIM
ARLEQUIM, ARLEQUIM
SUA ROUPA COM LOSANGO ASSIM
     E como finalização a arte educadora realizou um teatro de improvisação com os alunos, com os personagens do enredo, envolvendo todas as turmas que leciona e uma festinha de carnaval com as roupas construídas pelos próprios alunos.
     A educação infantil é a base de todo o caminho que a educação percorre, ela acontece em toda a sua experiência e o arte educador deve proporcionar essas múltiplas possibilidades.
A imaginação não é um estado, é toda uma existência. (William Blake)
A imaginação é o lugar onde chove. (Xamã)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades do 1º Ano

    Atividade realizada com a turma do 1 ° ano da professora Bianca, sobre os cuidados com o corpo e higiene pessoal, desenvolvido através ...